terça-feira, 31 de agosto de 2010

Efeitos da Seca


Foto de satélite da represa do Córrego da Linha, próxima a estação coletora de petróleo de Rio Itaúnas (Petrobras), em 11 de Abril de 2006.
Também trecho de estrada desviando da trilha original, seguindo para Itaúnas.
Bom volume de água.


Lado Norte.
Abaixo, foto de 16 de Maio de 2010.
Ainda com boa quantidade de água.



Foto de 31de Agosto de 2010.
Praticamente seca...
O lado sul da lagoa também está com volume muito baixo. 
Vamos torcer para uma boa chuva para espantar a seca de vez...


sábado, 28 de agosto de 2010

FLONA do Rio Preto


Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade - ICMBio
Ministério do Meio ambiente

Aproveitando a folgona, vamos conhecer a Floresta Nacional do Rio Preto.
Saindo da Rodovia BR - 101, após 44 km de Conceição da Barra, há aproximadamente 27 km da divisa com o estado da Bahia, vamos enfrentar 12 km de estrada de chão. 


Sinalização clara, não há como errar o caminho.


Na metade do caminho, eis que encontramos essa gigante.
Imagine quantas outras tantas iguais existiam e acabaram cedendo lugar para o "progresso".


Passando pela comunidade do Córrego do Arthur, chegamos a entrada da reserva.
Lembrando que a visita ao local não pode ser aleatória.
Tem que haver um agendamento.
Isso pode ser feito pelo celular número (27) 9962-4224, e marcar com o pessoal da administração, o Rogério e também o Alberto, quem nos recebeu.


Placa de advertência de proibição.


Que show.
Um anfiteatro... uma arena a céu aberto...


Um pequeno lago a frente, bancos de madeira e ao fundo o palco para apresentação.
Contato total com a natureza.


Chegando na sede administrativa, fomos recebidos pelo Alberto do ICMBio, que fez uma breve explanação sobre o histórico da reserva, que antes era administrada pelo IBAMA e há 3 anos é gerida pelo ICMBio.
Aqui embaixo, área reservada aos visitantes, com mostra de animais empalhados, exposição de insetos, animais com e sem peçonha, além de sala para palestras e também briefing de segurança.
Alberto informa que a maior parte dos visitantes são estudantes crianças e adolescentes.  
No local há algumas residências onde alguns administradores moram.


Esse é o amigo Adão Luiz, que foi o nosso guia nessa empreitada.
Sua principal função na reserva é a recuperação de animais e aves que são vítimas de maus tratos e captura por caçadores. 



Exposição de animais empalhados. 
Belo trabalho de taxidermia...
Mostram os animais habitantes da reserva.


São belos mas não há como ignorar que foram sacrificados em massa e que algumas espécies até entraram em fase de extinção.


Belas araras...



Aqui várias espécies de borboletas...



Bem, vamos para a área externa.
Descendo em direção a lagoa.


Linda lagoa...




Área de lazer...


Lanchonete...


Nos viveiros, os simpáticos e brincalhões papagaios aguardam melhora para serem soltos na natureza.


Olha só que camarada mais simpático...


A Arara, mais disconfiada, não chega próximo...



Aqui um banquete para os que se já recuperaram e foram soltos, dividindo com aqueles que nunca descobriram o que é prisão...  


É claro que essa galera não poderia ficar de fora.
Afinal de contas, nesses dias de estiagem prolongada, se o "bicho" pegar, são eles que irão combater os incêndio florestais.


É isso aí...
Há muito mais para ser mostrado que entrará em outra postagem.
Agora.
Sou agraciado com algumas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como Jacarandá e Jequetibá,me dispeço do pessoal, na certeza de fazer outras visitas...  

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Guaxindiba


Praia da Guaxindiba

Só para lembrar, "GUAXINDIBA" é uma espécie de árvore muito comum encontrada na mata Atlântica, da família das Malváceas.

Dia de maré muuuuito baixa...






Nesse trecho, agora temporariamente seco, costumava dar umas remadas de caiaque. 


Bem distante, o Hotel Barramar. 


Bela vegetação de restinga.
Vamos preservar...


Ação da maresia na ferragem usada para contenção da encosta do hotel.


Viajei legal neste resultado da oxidação do ferro.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Segurança

Conceição da Barra ganha reforço na segurança






O município de Conceição da Barra ganhou reforço no policiamento militar a partir do dia cinco de agosto, com a implantação da 2ª Companhia, que foi implantada a partir da implantação do 13° Batalhão da Polícia Militar, em São Mateus. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Oberacy Hemmerich Júnior deu posse ao comandante, capitão Carlos Roberto Pacheco, na presença de políticos e policisais que passam a trabalhar na nova unidade da PM no município.
Coube ao cerimonial ler o discurso do primeiro comandante da Companhia, que não escondia a emoção ao reviver os tempos que entrou para a corporação, onde já passa dos 30 anos de serviços prestados.
“O momento que ora celebramos é representativo, não só para Polícia Militar e para o povo de Conceição da Barra, mas também para esse oficial que assume o comando da Companhia. Hoje entrarei para galeria como primeiro Comandante da 2ª Cia. do 13º BPM e isso me enaltece. Não por vaidade pessoal, mas pelo fato, de ter ocupado todas as graduações e postos da minha vida profissional dedicados as terras do nordeste do Estado do Espírito Santo. Em Conceição da Barra, Município que tive a oportunidade de trabalhar outras vezes, construí minha história profissional e angariei inúmeros amigos.

A instalação da Companhia ocorreu nesta sexta (6)
A instalação da Companhia ocorreu nesta sexta (6)
Não obstante às minhas realizações profissionais, não posso deixar de ressaltar a importância da instalação da 2ª Companhia no município de Conceição da Barra. Vemos hoje, que após anos de esquecimento, a segurança pública voltou a ter a devida atenção por parte dos nossos governantes. Quis o destino que o coronel  Oberacy Emmerich Júnior assumisse o comando Geral da PMES, para podermos ver acontecer a mudança do Quadro Organizacional da Polícia Militar. Fato esse que possibilitou a transformação da 5ª Companhia Independente em 13º Batalhão da Polícia Militar e o pelotão de Conceição da Barra em Companhia.
Já visualizamos novos policiais circulando as ruas de Conceição da Barra e por consegüinte, o incremento das ações de policiamento ostensivo. Conceição da Barra e seus distritos Itaúnas e Braço do Rio hà muito tempo já merecia esse reconhecimento por parte da Polícia Militar. E hoje damos os primeiros passos para que tenhamos uma Instalação da Polícia Militar digna da história e do presente de Conceição da Barra, pólo turístico do nosso Estado, conhecido nacional e internacionalmente. Ano após anos recebemos inúmeros visitantes atraídos pelas belezas naturais. E para o próximo ano as expectativas são ainda maiores com a finalização das obras de reestruturação da orla da Barra. Temos que estar preparados para o desafio de prestar um serviço de qualidade e que atenda a todos.  Apesar dos números recentes apontarem um recuo dos índices criminais, aqui como em todos os municípios do nosso Estado nos espantamos com o fenômeno da criminalidade.
Pela minha experiência de mais de trinta anos de serviços prestados à segurança pública, e como amante do futebol, tenho certeza que sozinha a Polícia Militar não conseguirá mudar esse placar. Precisamos da parceria das Instituições Públicas, poderes constituídos e da sociedade civil.
Não poderia deixar de expressar minha gratidão a Deus que me guiou e me conduziu para alcançar o ponto mais alto de minha carreira, ao povo de Conceição da Barra pelas inúmeras demonstrações de carinho, aos policiais que irmanados, labutam pela segurança pública, ao tenente coronel Marcos Assis Batista, comandante do 13º BPM, pela confiança em meu trabalho, ao coronel PM Oberacy Emmerich Júnior, comandante geral da PM, por ter chancelado com sua presença minha assunção de Comandante”,ameu muito obrigado.