quarta-feira, 23 de junho de 2010

Floresta Nacional do Rio Preto

Floresta Nacional do Rio Preto.

Crédito das fotos: SETUR-ES / Tadeu Bianconi

A Floresta Nacional do Rio Preto é uma unidade de conservação federal situada no município de Conceição da Barra, extremo norte do Espírito Santo.


Instituída oficialmente pelo Decreto n° 98.845, de 17 de janeiro de 1990, e administrada pelo IBAMA e possui uma área de aproximadamente 2.830,0 ha de Mata Atlântica, totalmente inserida no município de Conceição da Barra.

A Floresta Nacional licaliza-se a 56 km da sede do município de Conceição da Barra e a 260 km de Vitória, capital do estado. O acesso à área administrativa da FLONA é feito por 12 km em estrada municipal que liga a BR-101 Norte (aproximadamente no km 27), à comunidade de Córrego do Artur.

Visando ao desenvolvimento de atividades educacionais e científicas relacionadas à conservação do meio ambiente, a visitação nesta unidade de conservação está aberta apenas à grupos escolares. As visitas são executadas mediante prévio agendamento junto à administração da unidade. Possui uma infra-estrutura para atividades recreativas e de lazer em contato com a natureza, onde se tem um trabalho de proteção de espécies nativas destinada à produção econômica sustentável de madeira e outros produtos florestais, além da preocupação com a proteção dos recursos hídricos, pesquisa e estudos e manejo da fauna silvestre.

A Floresta Nacional do Rio Preto apresenta terreno plano e suave, ondulado, cortado por cursos d’água que formam vales profundo e estreitos. Em sua maior parte, apresenta uma formação Florestal Nativa da Mata Atlântica, alterada por ação antrópica, diferenciada em Floresta Ombrófila dos Tabuleiros Terciários, com ocorrências naturais de espécies da flora como o jequitibá, pequi, ipê, cedro, canela, parajú, juçara, copaíba, braúna, péroba entre outras.Entre os representantes da fauna podemos destacar tatus, pacas, veados, lontras, saguis, caxinguelês, teiús, papagaios, tucanos entre outros. Possui trilhas naturais, lagos e um centro de visitantes abertos ao público


Nenhum comentário: