sábado, 9 de outubro de 2010

Bandeiras e Símbolos Regionais


Não me canso de dizer que a internet é realmente um mundo maravilhoso, desde que bem usada.
"Vasculhando" como de costume, encontrei o blog http://profmarcoarteobras.blogspot.com/ , que aliás recomendo aos amigos que visitem,  bandeiras de Escolas do município.
Não me contive, fiz contato com o autor, o desenhista Professor Marco Antônio de Castro Alves Monteiro e aqui posto sua arte.

Vejam abaixo com que "toque de magia" foi formatada e elaborada uma bandeira para representar uma escola.

Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Fonseca




Esquema modular da bandeira da escola Joaquim Fonseca

                                                 Bandeira - JOAQUIM FONSECA.


 O sol no lado direito da bandeira representa o nascente e a fonte da vida.As figuras centrais, o peixe e o caranguejo, são respectivamente os símbolos do rio, do mar e do mangue, que também são uma fonte de sustento das famílias do nosso município, circunscritos por um heptágono. O heptágono é uma figura de 7 lados, forma pouco conhecida pelo homem. Por isso, representa a busca do conhecimento. O número 7 simboliza, entre outros, os sete planetas dominantes, os sete dias da semana, as sete notas musicais, as sete maravilhas do mundo. O número 7 representa ainda a fusão do número 1 (a unidade) com o número 6 (a perfeição). É também uma alusão ao patrono de nossa escola :Joaquim ( 7 letras ), Fonseca ( 7 letras ) e Conceição da Barra ( 16 letras - 1+6=7 ).A cruz no plano de fundo representa o símbolo sagrado, o sentimento cristão, o amor a Deus, as quatro pontas da cruz, os quatro cantos da Terra ou do Universo, as estações do ano, os pontos cardeais e os quatro elementos; o fogo, a água, o ar e a terra. As cores, azul, rosa e branco, foram baseadas nas cores da bandeira do Espírito Santo. O formato da bandeira da Escola Joaquim Fonseca foi baseado no esquema modular da bandeira brasileira.

Data de elaboração: 19/11/2005
Diretora: Alice Machado
Desenhista: Marco Antonio da Castro Alves Monteiro

Um comentário:

DILZA NOVAES disse...

PARABÉNS PROFESSOR MARCO ANTÔNIO,VC É GENTE QUE FAZ,FICOU LINDA A BANDEIRA DA ESCOLA.MAS SERÁ QUE ELA É APRECIADA OU HASTIADA NA ESCOLA?ESPERO QUE SAIBAM VALORIZAR ESSE BELÍSSIMO TRABALHO DE ARTE.PROFESSORA:DILZA NOVAES.