quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mapa Antigo

Interessante mapa datado de 1878, onde a cidade, ainda pertencente ao município de São Mateus, chamava-se Barra do Rio São Matheus.

No mapa, o que chamou muito a minha atenção, é o fato de nele vermos os já conhecidos Rio São Domingos, Rio Santana e um desconhecido chamado Rio das Piabas. 
Fiquei intrigado.
 Busquei informações, imagens do Google Earth e também percorrendo de "bike" o provável ponto onde o dito Rio das Piabas desemboca no Rio Santana e nada.

Achei interessante e estou postando aqui.
Este mapa é parte integrante da história do município de São Mateus, no qual Conceição da Barra fazia parte.
Retrata o período da mandioca, do açúcar e do café no séclulo XIX, no minicípio de São Mateus.

Seguem informações extraídas do site:


Após a elevação da aldeia à categoria de vila, São Mateus ganhou grande impulso com a vinda de muitas famílias da Bahia. A partir de então passou a receber também grande número de escravos para a implantação de fazendas de cana-de-açúcar e mandioca. O gado ainda era pouco.
Em 1827 já existiam 2361 escravos negros (1228 homens e 1133 mulheres). Os brancos eram 478 homens e 475 mulheres.
Na metade do século XIX, o fazendeiro Antônio Rodrigues da Cunha (dezembro de 1793 + 27 de janeiro de 1863) possuía grandes plantações de cana e de mandioca na região do córrego São Domingos, terrenos atualmente pertencentes ao município de Conceição da Barra. Esse fazendeiro foi quem implantou o primeiro engenho de cana na região, às margens do rio Santana, com um revolucionário sistema de moagem hidráulica. (CUNHA, Eduardo Durão Cunha. São Mateus e sua história. Revista São Mateus 450 anos. Edição Única: Edal Editora, 1994, p.4-36.) 
Antônio Rodrigues da Cunha era Comendador da Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa e Comandante Superior da Guarda Nacional da Região Norte da Província, com o posto de Coronel da Guarda Nacional. Era o pai do Major Antônio Rodrigues da Cunha, que recebeu o título de "Barão dos Aimorés"
Dona Rita Maria da Conceição Cunha, esposa do comendador,  foi a maior proprietária de terras da região do atual município de Conceição da Barra e tornou-se uma das mais importantes produtora e exportadora de farinha da costa brasileira. Outros fazendeiros portugueses e brasileiros já possuíam fazendas implantadas próximas às margens do rio São Mateus como Antonio Gomes, Manoel Barbosa, Gotardo José Esteves e outros. Isso pode ser visto no mapa abaixo, de 1878.


Nenhum comentário: