segunda-feira, 27 de junho de 2011

ReBio - Parceria para Preservação

Parceria para Preservação e Educação Ambiental

Matéria extraída do:

http://www.portaldoextremosul.com.br/



A Fibria firmou uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para ajudar na conservação ambiental e capacitação em educação ambiental das comunidades vizinhas à Reserva Biológica do Córrego Grande (Rebio), localizada em Conceição da Barra (ES).
A iniciativa prevê o apoio à viabilização de projetos de sensibilização ambiental das comunidades vizinhas da reserva e de sinalização das estradas do entorno da Rebio. Será realizada, ainda, a recontratação de um funcionário para apoio às atividades de manutenção geral da reserva e de um monitor para apoiar os projetos de sensibilização ambiental e os telecentros comunitários, que serão instalados em quatro comunidades.
Os telecentros comunitários, espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, terão como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas no âmbito de atuação da Reserva Biológica do Córrego Grande.
Na reunião de assinatura da parceria, realizada no último dia 2 de março, foram repassadas informações gerais sobre a gestão da reserva, além de discutidos problemas ambientais tais como o lixão na comunidade litorânea de Costa Dourada, em Mucuri (BA), e melhorias na principal via de acesso à região.
Para o coordenador de Meio Ambiente Florestal da Fibria, Juliano Dias, a parceria é muito significativa para a região. “Esta parceria entre a Fibria e o ICMBio tem importante foco socioambiental que prima pela adequada conservação da Reserva Biológica do Córrego Grande com envolvimento e capacitação da comunidade”, destacou.
Participaram do evento cerca de 30 representantes do setor público e privado e comunidades vizinhas. Além da Fibria, a parceria também contará com a participação da Suzano Papel e Celulose.
Reserva Biológica do Córrego Grande
Com 1.504 hectares,  a Reserva Biológica do Córrego Grande foi criada em 1989 e se destina à preservação integral da biota e demais atributos naturais, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. A Mata Atlântica é seu principal ecossistema que vem sendo preservado e recuperado na sua diversidade biológica. É administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e se localiza no município de Conceição da Barra, a 16 km da BR 101, na altura da divisa com o estado da Bahia.

Abaixo foto de satélite do Córrego Grande e  mata atlântica da Reserva Biológica de mesmo nome.










  • Beleza descomunal entre os estados do Espírito Santo e a Bahia




    Nenhum comentário: