terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Travessia por Balsa no Rio Cricaré


Retirado do site:http://www.conceicaodabarra.es.gov.br/default.asp



O transporte fluvial, por balsa de veículos e passageiros, que vai ligar o Distrito do Cricaré e as comunidades ribeirinhas da margem sul do rio à sede do município de Conceição da Barra começa a tomar forma. Na última semana, o prefeito Jorge Donati assinou os decretos que oficializam a aquisição e pagamento das áreas que vão abrigar os ancoradouros para as balsas que farão a Travessia do Rio Cricaré. Os terrenos estão localizados nas margens Sul e Norte do Rio, em locais estratégicos para o embarque e desembarque de veículos e passageiros.

O termo de referência para a licitação da concessionária que irá fornecer o serviço público de transporte coletivo aquaviário de veículos e passageiros na travessia do Rio Cricaré está pronto e será publicado em breve. A concessão compreende a instalação, operação e manutenção do sistema de embarcações com capacidade para o transporte de até 40 veículos.

Caberá ao Município a construção da infraestrutura dos pontos de apoio ao embarque e desembarque de veículos e passageiros: rampas, banheiros, praça de pedágio, entre outros. Para a implantação da Travessia do Cricaré, o município observou todas as questões de sustentabilidade, desde o licenciamento ambiental junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) até a análise do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra.

Quando implantada, a travessia irá proporcionar melhores índices de desenvolvimento social e econômico, facilitar o acesso de médicos, coleta de resíduos e outras políticas públicas, favorecendo o turismo ecológico e, principalmente, o tráfego de moradores do Distrito do Cricaré e da Sede, sem a necessidade de atravessar o município de São Mateus.

Desta forma, haverá redução no custo e no tempo de locomoção entre a Sede e o Distrito do Cricaré. Hoje, o deslocamento da Sede até a comunidade de Meleiras, por exemplo, tem um tempo estimado de uma hora e quarenta minutos, havendo a necessidade de percorrer cerca de 70 quilômetros. Quando o transporte aquaviário estiver em operação, o tempo de travessia será de oito minutos, contados a partir do embarque. O preço base da tarifa está em estimado em R$ 12, para um automóvel de passeio e o seu motorista.

Nenhum comentário: