segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Comunidade Quilombola

As Mulheres em Atividade

Matéria extraída do blog


Córrego do Sertão - Braço do Rio - Conceição da Barra, comunidade quilombola, mulheres em atividade na casa de farinha, preparando alimentos de sua cultura para serem comercializados na feira livre dos municípios vizinhos e também da própria localidade. Independente da idade todas estão engajadas nessa atividade. É uma cultura que é passada de geração para geração. Devido ao esforço e a rotina de trabalho essas mulheres perdem a motivação e o prazer de se cuidarem, devido ao cansaço elas não tem estímulo para frequentarem a escola, estando assim as mulheres mais velhas com baixa escolaridade. 


Na maioria das vezes os homens não trabalham na casa de farinha, pois, para manter uma situação econômica favorável, precisam trabalhar em empresas da região. Ficando assim as mulheres e crianças responsáveis pelas atividades culturais da comunidade.


Mesmo enfrentando toda essa dificuldade, algumas mulheres ainda passam pelo constrangimento de serem violentadas pelos companheiros que fazem com frequência o uso de álcool.


Essas mesmas mulheres ainda sentem orgulho da sua raça, e participam de festividades na comunidade.

Um comentário:

K.B.L.O disse...

Olá, preciso entrar em contato com vc , pode me passar algum email?

breno_mozer@hotmail.com