sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rio Itaúnas na APEES


Arquivo Público localiza documentos que permitem pesquisas inéditas sobre a história do Espírito Santo

Ao efetuar a mudança dos documentos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) para o novo espaço, na Rua 07 de Setembro, no Centro de Vitória, a equipe técnica do órgão promoveu a reorganização do acervo. No decorrer dos procedimentos foram localizados materiais ainda não catalogados, que podem ser fontes de pesquisas inéditas no Estado. Dentre eles estão ofícios e relatórios da Inspetoria de Higiene Pública e da Diretoria de Geografia e Cartografia, mapas da Secretaria de Viação e das Obras Públicas e fotografias do ano de 1921.
Documentos
Uma série de documentos, totalizando 18 caixas, dentre ofícios governamentais, relatórios, requerimentos, resoluções e petições dos anos de 1853 a 1922, provenientes da Inspetoria de Higiene Pública, foram encontrados durante a mudança. Segundo o coordenador de atendimento ao pesquisador, Michel Caldeira, trata-se de um material de grande valor histórico e que ainda não foi utilizado como fonte de pesquisas no Estado.
Michel explica que, por meio do acervo, pode-se realizar estudos sobre a história da saúde e higiene no Espírito Santo. No material há, por exemplo, mapas estatísticos com indicativos dos locais de ocorrência de doenças e informações sobre os tratamentos psiquiátricos aplicados na época.
Outro acervo relevante identificado pelo Apees são os documentos referentes à Diretoria de Geografia e Cartografia, que abrangem o período de 1935 a 1970, e podem ser boas fontes para pesquisas quanto à demarcação dos limites municipais e do Estado. Destacam-se ainda, dentre os materiais, mapas e imagens das décadas de 1920 a 1940 pertencentes à Secretaria de Viação e Obras Públicas, com projetos de escolas, pontes e linhas férreas.
Fotografias
Três fotografias, datadas de 09 de outubro de 1921, também foram encontradas. No verso das imagens há informações que mostram que elas foram enviadas por Francisco Pacheco ao então presidente do Estado do Espírito Santo, Nestor Gomes, e se referem ao acampamento dos trabalhadores encarregados do levantamento da viabilidade de navegação do Rio Itaúnas, no Norte do Estado.



A consulta à mensagem apresentada por Nestor Gomes ao Congresso Legislativo do Espírito Santo, em 31 de outubro de 1921, disponibilizada no linkwww.ape.es.gov.br, no site do Apees, indica que as fotos ilustram a ação governamental de abertura do canal para a ligação do Rio Itaúnas com o Porto de São Mateus, objetivando o estabelecimento do trânsito fluvial projetado em toda a extensão navegável do rio. No documento, Nestor Gomes afirma que o empreendimento iria favorecer a colonização dessa região por agricultores alemães, para os quais foram doados terrenos com o objetivo de fundar um grande núcleo de imigrantes, sob a denominação "Colônia Germânica".


Nova Sede

Na nova sede do Apees os acervos estão sendo acondicionados em estantes deslizantes em ambiente climatizado, com controle de temperatura e umidade. A sala de pesquisa está mais ampla, proporcionando maior comodidade aos pesquisadores e melhor qualidade no atendimento. O Apees conta ainda com um novo laboratório de microfilmangem; equipamentos de digitalização de documentos e um moderno Centro de Processamento de Dados para guarda e acesso aos documentos digitais, salas para processamento técnico e de restauração de documentos e um auditório para 90 pessoas.
Informações à Imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Cilmar Franceschetto
Jória Motta Scolforo
3636-6100
joriascolforo@gmail.com



Nenhum comentário: